Voltar

Autores

Elaine, Débora, Fernanda, Allan - Centro Educacional Pioneiro

Descrição

Na estação de trabalho os alunos disponibilizaram materiais diversos de baixo custo. Os participantes foram recepcionados pelos alunos mediadores que fizeram uma explicação inicial sobre o que é o Clubinho e possibilidades da oficina no dia da feira. Os participantes puderam optar por criações livres ou sortear cartões de desafios. Todas as produções foram levadas pelos participantes.

Tempo de interação

Em média 30 minutos por criação.

Imagem exemplo

Passos para aplicação

ESTRATÉGIAS E DICAS DE FACILITAÇÃO: O clubinho envolve as crianças em encontros livres ou com propostas de temas com desafios. A construção ou invenção em si é criada pelos alunos, ou seja, suas ideias são livres. Durante os encontros a mediação tem como objetivo proporcionar aos alunos momentos de experimentação, construção a partir de hipóteses e tentativas, reflexão do que deu certo e errado, proporcionando assim um refinamento dos resultados.

PASSO 1

Organize caixas com materiais separados por categorias. Ex: caixa com papelões, caixa com potes plásticos, caixa com tampinhas, caixa com retalhos, caixa com materiais para corte (tesouras e estiletes) caixa com materiais para colar (cola, fitas adesivas, dentre outros), estação de cola quente, enfim, crie categorias para as crianças encontrarem cada material.

PASSO 2

Ofereça os cartões de desafios para o aluno sortear e buscar inspiração para sua criação. Veja exemplos de cartões disponíveis no link:
cartao-de-desafio.pdf

PASSO 3

Explique para os alunos que o objetivo é que eles criem de acordo com a sua criatividade, experimentando os materiais diversos e deixe-os observar quais materiais estão disponíveis.

PASSO 4

Acompanhe a criação dos alunos questionando-os sobre suas produções e incentivando-os a refletir sobre a melhor maneira de utilizar cada material, ou ainda, oferecendo ideias para valorizar ainda mais a produção, desde que não interfira na ideia original da criança.

PASSO 5

Ao finalizar o trabalho, crie um local de exposição, preparando uma etiqueta de identificação da invenção e incentive as crianças a relatar para os colegas o que criaram.

PASSO 6

Crie uma avaliação oral do processo criativo, verificando as aprendizagens e dificuldades vivenciadas no processo. Por fim, deixe disponível para os alunos levarem embora suas criações.

Mantenha-se informado e receba novidades sobre a organização dos FICs